Friso

Escola Vasco da Gama: Enquadramento


A Escola Básica Integrada Vasco da Gama está hoje integrada no plano de urbanização da zona norte da área (Vila Expo) onde se realizou a EXPO 98 (Exposição Mundial de 1998), na frente ribeirinha do estuário do rio Tejo, próxima da Torre Vasco da Gama, usufruindo de uma área verde bastante extensa, utilizada para lazer, passeios e atividades desportivas variadas (desportos radicais, ténis, etc.).

Foi projetada pelos arquitetos Otília Santos e José Pancada Correia, que procuraram integrá-la na temática da EXPO 98: "Os Oceanos".

Este motivo levou a que o edifício tivesse o formato de uma baleia.

No seu interior, o tema do "Mar" continua presente nos motivos, na cor dos azulejos, no ondulado dos seus espaços, na transparência e na penetração da luz.

No espaço exterior da escola, continuam presentes símbolos herdados da EXPO 98: Os bancos de riscas coloridas, a delimitação ondulante dos canteiros, o empedrado do chão nas entradas, a presença da água nos espaços exteriores, a forma ondulada nos caixilhos de algumas janelas. No espaço da entrada principal da escola, e também relacionado com o mar e as descobertas, encontra-se o busto de Vasco da Gama.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra da escola teve lugar a 18 de julho de 1997, vindo esta depois a ser inaugurada a 6 de julho de 1999.

A Educação Pré-escolar eo 1º CEB encontram-se num espaço individualizado com entrada própria e têm um recreio com parque infantil e polivalente próprio.

A Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Vasco da Gama dispõe também de um refeitório utilizado por todos os níveis de educação e ensino, um ginásio para o 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, uma Biblioteca Escolar/Centro de Recursos (BE/CRE), um auditório e uma garagem.

A escola, a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação de Pais, disponibilizam atividades da Componente de Apoio à Família (CAF), prolongamento do horário escolar e Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC). O seu funcionamento, ainda que com alguns constrangimentos físicos inerentes à sobrelotação da escola, tem sido enriquecedor das aprendizagens dos alunos.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da EBIVG tem tido um papel fundamental na política educativa da escola. Os Encarregados de Educação apresentam em geral, um elevado nível de instrução. Os Encarregados de Educação têm uma presença constante na nossa escola e a sua participação é muito positiva.

O ambiente escolar, fruto de uma escola integrada, cria segurança e estabilidade nos alunos. As taxas de transição para os diferentes anos de escolaridade são, de um modo geral, elevadas. Os resultados nas provas de aferição no 4º e 6º anos, assim como nos exames nacionais do 9º ano, situam-se acima da média nacional.